Vídeo-aula 16: Encaminhamentos pedagógicos: blog no ensino de ciências - Mônica Fogaça

A aula tem por foco descrever uma experiência de implantação de prática pedagógica que objetiva o reconhecimento e o diálogo com as práticas das culturas juvenis da comunidade local: a tecnocultura. Essa prática teve por propósitos facilitar a aproximação com os estudantes, ter maiores chances de influência na formação de identidades voltadas a um meta solidária e para o bem comum e também para obter melhores resultados nos processos de ensino-aprendizagem nas aulas de ciências.



A vídeo aula propõe como a tecnocultura é importante nas culturas dos jovens e será escolhida uma ferramenta para a prática pedagógica.

A internet é o ambiente prioritário dos jovens urbanos.
É preciso que a escola mapeie as práticas dos jovens, aprender essas práticas com eles para estabelecer diálogo.

____________________________________________________________________

Observamos que tais conceitos apresentados pela vídeo aula generalizam os jovens urbanos como se todos tivessem acesso à internet e ao mundo da cybercultura, entretanto essa é uma realidade dos alunos de maior poder aquisitivo. Quem trabalha com alunos de escola pública percebe que os que tem acesso a internet em casa ou em lan houses, em geral não dominam totalmente as ferramentas das redes sociais e outros tem acesso à internet somente na escola, não apresentando nenhuma familiaridade com os ambientes virtuais.

___________________________________________________________________

Citando uma experiência realizada em sala de aula, a vídeo aula elege o blog para exemplificar uma possibilidade de uso.

____________________________________________________

Ao citar as mídias sociais, que são ambientes coletivos e colaborativos de produção textual e troca de informações, a vídeo aula cita, por exemplo, os RSS que não são exatamente uma mídia social, mas sim um utilitário, um acessório de algumas mídias sociais.
______________________________________________________

A vídeo aula descreve uma atividade bastante interessante chamada de ORKUT CONCRETO, em que os alunos criaram perfis similares aos criados no ambiente virtual, mas que seriam concretos, ou seja, eram folhas impressas que eram colocadas nas paredes da sala e que funcionariam como meio de interação e comunicação entre os alunos.
Em seguida, e como fruto dessa primeira vivência, a vídeo-aula cita e descreve a experiência realizada com o uso de BLOG em sala de aula.


_______________________________________________________________

Um Blog Pedagógico na área de ciências:

http://viagensdalaura.wordpress.com/


______________________________________________________________

Muitos são as possibilidades de uso do BLOG em sala de aula, mas a grande vantagem e o grande êxito do exemplo citado pela vídeo-aula é a produção de textos por parte dos alunos (com a linguagem comumente utilizada no ambiente virtual, ou seja, sem amarras), a manifestação de suas opiniões e a interação com colegas da própria e até com pessoas de outra faixa etária e de fora do ambiente escolar. Um verdadeiro espaço de debate e produção coletiva.


Nenhum comentário:

Postar um comentário